Quem precisa de acesso remoto de forma simplificada e mais segura, sabe o quanto é importante utilizar o Secure Shell (SSH). SSH é um protocolo que permite comunicação segura e criptografada através da rede. Alguma distribuições baseadas no Ubuntu, já vem o SSH ativado e instalado. Porém, hoje vamos ativar e instalar o SSH no Ubuntu.
INSTALANDO O SERVIÇO SSH
$ sudo apt-get install openssh-server
CONFIGURAÇÕES EXTRAS
Por padrão você já está com o serviço do SSH ativo, mas se por algum motivo você queira alterar as configurações padrão, é possível sim. Porém, saiba o que está fazendo. Para alterar as configurações do SSH execute o comando abaixo, utilizando o editor de sua preferência:
$ sudo nano /etc/ssh/sshd_config
E após fazer as alterações é necessário reiniciar o serviço para que as alterações entrem em vigor. Para isso, execute o comando abaixo:
$ sudo service ssh restart
ACESSAR O SERVIDOR SSH
No terminal, digite:
$ ssh usuario@ip-alvo
Perceba que você precisa inserir o nome do usuário e o IP remoto, ou seja, da máquina que você quer acessar. É importante ter o SSH instalado e ativado na outra máquina, ou não vai funcionar. Por padrão a porta do SSH é a 22, mas algumas pessoas alteram a porta e neste caso é preciso informar a porta correta ou não vai funcionar.
A sintaxe do SSH informando a porta destino é:
$ ssh usuario@ip-alvo -p numerodaporta
Pronto! Hoje você viu como instalar e ativar o SSH no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados, e ao mesmo tempo também viu como acessar a máquina remotamente via SSH. Esperamos ter ajudado.
Comments